Level 1 Level 3
Level 2

Evolução histórica do empreendedorismo


8 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
Os clérigos
Na Idade Média, os empreendedores não corriam riscos, pois trabalhavam com recursos geralmente fornecidos pelo governo.
Mercantilismo
No século XVI, tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia. Consideravam que a exportação é que traria riquezas e vantagens e assim começou uma competição comercial
Primeiras teorias do empreendedor
No século XVII, Richard Cantillon, criador do termo empreendedorismo por muitos, viu o empreendedor como alguém que corria riscos, observando que os comerciantes “compram a um preço certo e vendem a um preço incerto”, portanto operam com risco.
Lei dos mercados ou “Lei de Say”
(1767-1832) Jean-Baptiste Say foi autor da célebre ___, segundo a qual, a produção criaria a sua própria demanda, impossibilitando uma crise geral da superprodução.
empreendedor
Say elaborou uma teoria das funções do empresário, cunhando o termo entrepreneur, ou ___, conferindo-lhe um papel de especial importância na dinâmica de crescimento da economia.
Empreendedorismo como um processo contínuo
(1883-1950) Para Joseph Shumpeter, economista austríaco, o termo empreendedorismo é desenvolvido dentro de um amplo contexto econômico e envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade à empresa.
Paradigma comportamental do perfil do empreendedor
(1961) David McClelland, psicólogo de Harvard, concebeu um ___ , estabelecendo, nesse sentido, uma segmentação da sociedade em dois grandes grupos, quanto à percepção e ao enfrentamento de desafios e oportunidades.
Ampliação da definição proposta por Jean-Baptiste Say
(1970-1980) Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, é quem realizou a ___, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças.