Level 4 Level 6
Level 5

Conferências Interamericanas - Descrição


11 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
Washington
Em 24 de maio de 1888 o Congresso dos EUA aprovou uma resolução autorizando o presidente Grover Cleveland a convocar uma conferência dos Estados americanos em _____. A preocupação dos EUA era assegurar mercados ao sul do rio Grande para os produtos industriais e agrícolas dos Estados Unidos. Na Conferência, os EUA propuseram a integração econômica regional (modelo Zolverein) e a resolução de conflitos regionais por arbitragem, apresentando-se como “árbitros naturais” da região.
Cidade do México
Os resultados positivos da Conferência Interamericana da _____ foram poucos, pois, apesar de terem sido aprovadas várias resoluções sobre o arbitramento compulsório de disputas, o comércio interamericano e o direito internacional, em sua maioria, essas decisões não foram ratificadas pelos Estados ou implementadas.
Rio de Janeiro
A Conferência Interamericana do _____ teve lugar à sombra do chamado Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe, anunciado dois anos antes. Isso gerou bastante hostilidade nas Repúblicas hispano-americanas, mas não no Brasil. Já começavam a aumentar as rivalidades entre Brasil e Argentina que levariam aos embates entre Rio Branco e Zeballos. Resoluções sobre o arbitramento compulsório de disputas, a prevenção da intervenção armada para ressarcimento de dívidas por potências de fora (i.e., europeias), comércio, direitos autorais e patentes foram discutidos e aprovados, mas com poucos resultados concretos.
Buenos Aires
Ocorrida durante o governo Taft, a Conferência Interamericana de _____ foi marcada pela permanência da rivalidade entre Brasil e Argentina, agora com uma aproximação dos EUA com a Argentina. As discussões centraram o foco, como de hábito, na arbitragem, comércio e questões técnicas, tais como marcas, direitos autorias e patentes. Porém algum progresso foi feito na saúde pública e, como resultado dos esforços do advogado chileno Alejandro Alvarez, no direito internacional interamericano.
Santiago
A Conferência Interamericana de _____ foi realizada à sombra do centenário da Doutrina Monroe. As intervenções regionais dos EUA atestavam a afirmação crescente da hegemonia dos Estados Unidos no México, América Central e Caribe, gerando um debate sobre a necessidade da redução de armas em toda a região. O principal resultado concreto dessa conferência foi o Pacto Gondra, documento contrário ao uso da força que previa que conflitos entre os Estados americanos seriam, no futuro, tratados por um dos dois comitês de investigação a serem instalados em Washington e Montevidéu.
Havana
A Conferência Interamericana de _____, a exemplo da conferência anterior, foi dominada por discussões sobre o princípio da não-intervenção e pelo tema do imperialismo dos Estados Unidos na América Central e no Caribe, renovado pela intervenção americana na Nicarágua em 1926 para deter Augusto Sandino. O sentimento de antiamericanismo levou aos debates mais ásperos de todas as Conferências Pan-Americanas. Honório Pueyrredón, embaixador argentino nos Estados Unidos e chefe da delegação argentina, era abertamente hostil aos Estados Unidos – e ao Brasil, que quase sempre apoiava os Estados Unidos. A conhecida declaração de Hughes, de que os Estados Unidos não tinham intenção de intervir na América Latina, mas, quando as vidas de seus cidadãos estivessem ameaçadas devido à falta de proteção oferecida pelos governos locais, a “interposição de uma intervenção temporária” inevitavelmente se seguiria, não foi capaz de apaziguar a questão.
Montevidéu
Na Conferência Interamericana de _____, realizada durante os esforços regionais para solucionar os conflitos no Chaco e de Letícia, foi aprovada importante convenção sobre os direitos e deveres dos Estados que, com acquiescência dos EUA incluía o princípio da não-intervenção nos assuntos internos de outros Estados. Durante a Conferência, o Brasil anuncia adesão ao Pacto Briand-Kellogg.
Buenos Aires (2)
Na Conferência Interamericana para a Manutenção da Paz de _____ foi proclamada a unidade americana e reiterado o princípio da não-intervenção. O texto inicial da declaração incluía proposta norte-americana apoiada pelo Brasil de criar obrigação de consulta entre os Estados interamericanos em caso de conflito ou ameaça externa, mas, devido a uma oposição argentina, o texto final tornou o dispositivo facultativo.
Lima
Durante a Conferência Interamericana de _____, foi aprovada a Declaração de Princípios sobre a Solidariedade Continental, fruto de uma proposta norte-americana apoiada pelo Brasil de criar um mecanismo de segurança coletiva para a região. O texto final da declaração, contudo, foi suavizado para atender a ressalvas argentinas. Dessa resolução emergiu a prática de Reuniões de Consulta entre os Chanceleres americanos.
Bogotá
A Conferência Interamericana de _____ foi responsável pela criação da OEA, parte de um movimento de crescente institucionalização promovido pelos EUA nos primeiros anos da Guerra Fria. Durante a Conferência, o Brasil adotou posições políticas convergentes aos EUA, apoiando uma declaração antissoviética e abstendo-se na votação da proposta de eliminar colônias no Novo Mundo. Entretanto, no plano econômico, a posição brasileira divergiu substancialmente da norte-americana, que pregava o livre-comércio sem qualquer apoio especial ao desenvolvimento da região. O Brasil aproximou-se da Argentina para criar uma frente mais forte de pressão sobre os EUA para questões econômicas.
Caracas
Durante a Conferência Interamericana de _____ a expectativa inicial dos Estados latino-americanos de que os temas econômicos fossem predominar na agenda foi frustrada pela insistência americana na questão da segurança regional contra a ameaça comunista, especialmente em relação ao governo de Jacobo Arbenz na Guatemala. Os EUA consiguiram aprovar uma resolução que declarava expressamente ser o comunismo uma ameaça à segurança regional, mas não obtiveram apoio dos demais Estados para intervir na Guatemala.