Level 2
Level 1

Datas-1


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1750
Aproveitando o bom momento nas relações entre as duas Coroas, Portugal e Espanha assinam o TRATADO DE MADRI sobre os limites de suas respectivas colônias na América do Sul (13 jan.).
1808
Criada a Imprensa Régia (13 maio), o Erário Régio (28 jun.), e o PRIMEIRO BANCO DO BRASIL (12 out.). Em Londres, Hipólito José da Costa começa a publicar o CORREIO BRAZILIENSE, jornal pró-independência que circulará até 1822.
1823
Primeira criação do CONSELHO DE ESTADO, órgão composto por membros da confiança do imperador para assessoramento em assuntos de governo (25 mar.).
1861-1863
Após o naufrágio do Prince of Wales no RS, o ministro britânico no Rio de Janeiro exige do governo brasileiro o pagamento de indenização e a punição das autoridades envolvidas. O assunto dará origem à QUESTÃO CHRISTIE.
1892
Eclode a REVOLUÇÃO FEDERALISTA, no Rio Grande do Sul, liderada por GASPAR DA SILVEIRA MARTINS, contra a permanência no poder de Floriano Peixoto, chamado de “marechal de ferro” (17 jun.).
1932
Tem início a GUERRA DO CHACO entre a Bolívia e o Paraguai, conflito agravado pela expectativa de exploração de petróleo na região em disputa (31 jul.).
1950
Com a invasão da Coréia do Sul por tropas norte-coreanas, tem início a GUERRA DA COREIA (25 jun.). Os EUA irão obter da Assembléia Geral da ONU, mediante a RESOLUÇÃO “UNIDOS PARA A PAZ”, aprovação para o deslocamento de tropas à península coreana
1970
O Brasil declara unilateralmente, mediante decreto-lei, a AMPLIAÇÃO DO MAR TERRITORIAL BRASILEIRO para 200 milhas marítimas (25 mar.). A decisão do governo brasileiro, tomada a despeito de pressões contrárias dos EUA, procura reafirmar a autonomia do país em matéria de política externa.
1998
Aprovado, com apoio do Brasil, o ESTATUTO DE ROMA, que prevê o estabelecimento do Tribunal Penal Internacional (TPI) para o julgamento de crimes de guerra, de genocídio e crimes contra a humanidade (17 jul.). O Estatuto entrará em vigor em 1o jul. 2002.
2006
Decretada a NACIONALIZAÇÃO DO PETRÓLEO E DO GÁS NA BOLÍVIA (1o maio). A medida repercute fortemente no Brasil e o governo brasileiro divulga nota afirmando que “agirá com firmeza e tranqüilidade em todos os foros” para preservar os interesses da Petrobras.