Level 9 Level 11
Level 10

Datas-10


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1529
O TRATADO DE SARAGOZA, entre Espanha e Portugal, divide as terras do Pacífico entre os dois países e define o “outro lado” de Tordesilhas (22 abr.). Pelo Tratado, mediante indenização de 350 mil ducados, caberia aos portugueses a posse das Ilhas Molucas, incluindo as Filipinas, Timor e Solor.
1749
Elaborado pelos portugueses o “Mapa dos confins do Brasil com as terras da Coroa de Espanha na América Meridional”, conhecido como MAPA DAS CORTES.
1815
“Em nome da Santíssima Trindade”, Áustria, Prússia e Rússia formam a SANTA ALIANÇA, defendendo o “DIREITO À INTERVENÇÃO” para preservar o poder absolutista das dinastias e reprimir idéias liberais ou revolucionárias (26 set.). As iniciativas restauradoras do período visam a conter ou mesmo reverter os excessos da Revolução Francesa.
1845
Sancionado pelo Parlamento britânico o BILL ABERDEEN (de George Gordon, lorde Aberdeen, titular do Foreign Office), pelo qual navios negreiros, independentemente de estarem ou não transportando escravos no momento da abordagem, poderão ser capturados e julgados pelo Alto Tribunal do Almirantado (ou pelos tribunais do Vice-Almirantado nos Domínios), tratamento semelhante ao que recebiam os navios piratas (8 ago.). Por nota assinada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, visconde de Abaeté, o Brasil protesta contra aquele ato unilateral
1912
INAUGURADA A FERROVIA MADEIRA-MAMORÉ, conforme previsto no Tratado de Petrópolis de 1903, obra levada a cabo pelo empresário norte-americano Percival Farquhar (1o set.). Naquele ano, o ciclo da borracha já se encontrava em decadência na Amazônia, suplantado pela produção britânica no Sudeste asiático.
1930
Criado, a partir do PLANO YOUNG, o Banco para Compensações Internacionais (BIS, da sigla em inglês), com sede na BASILÉiA, Suíça, a fim de liquidar reparações de guerra alemãs (20 jan.). O Brasil irá ingressar no BIS somente em 1996.
1960
Criação pelo Tratado de Montevidéu da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), com o objetivo final de constituir um mercado comum regional a partir de uma zona de livre comércio a ser implementada no prazo de 12 anos (18 fev.). As negociações na ALALC serão baseadas em “listas comuns” e “listas nacionais”, produto a produto, para promover reduções tarifárias, eliminar barreiras não tarifárias e liberalizar o intercâmbio comercial.
1982
Concluída em MONTEGO BAY, Jamaica, a Convenção da ONU sobre DIREITO DO MAR, que define os limites do mar territorial (12 milhas) e da zona econômica exclusiva (200 milhas), além de salvaguardar os fundos marinhos como patrimônio comum da humanidade (10 dez.). O Brasil irá ratificar a Convenção em 12 dez. 1988.
1999
O Brasil também é parte da Convenção sobre a Proibição do Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoal e sobre sua Destruição (CONVENÇÃO DE OTTAWA), em vigor desde ___. Esse tratado resultou de intensa mobilização internacional, em resposta ao grave impacto humanitário de minas terrestres implantadas em diversos conflitos em todo o mundo.
1997
A política brasileira para o acolhimento de refugiados avançou significativamente após a promulgação do ESTATUTO DO REFUGIADO (Lei no 9.474, de 22 de julho de ___). Essa lei instituiu as normas aplicáveis aos refugiados e aos solicitantes de refúgio no Brasil e CRIOU O COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS (CONARE) – órgão responsável por analisar os pedidos e declarar o reconhecimento, em primeira instância, da condição de refugiado, bem como por orientar e coordenar as ações necessárias à eficácia da proteção, assistência e apoio jurídico aos refugiados.