Level 10 Level 12
Level 11

Datas-11


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1647
Antônio RAPOSO TAVARES inicia viagem de São Paulo até Belém, a chamada “BANDEIRA DOS LIMITES”. O bandeirismo, a pecuária, a mineração, o extrativismo e as missões católicas são elementos que concorrem para a conquista do interior. Paralelamente, o MITO DA ILHA BRASIL servia para acalentar a idéia de que o país possuía fronteiras naturais bem definidas, do Amazonas ao Prata.
1812
Na ESPANHA, as Cortes de CÁDIZ juram a primeira CONSTITUIÇÃO do país (19 mar.).
1826
O Brasil assume, mediante CONVENÇÃO COM A GRÃ-BRETANHA PARA A ABOLIÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS (23 nov.), os compromissos portugueses de 1817 e se obriga a cessar o tráfico negreiro em três anos a contar da data de ratificação, isto é, em março de 1830.
1833
A GRÃ-BRETANHA SE APOSSA DAS ILHAS MALVINAS (2 jan.), pertencentes à Argentina, que protesta contra aquele ato. O Brasil reconhece o direito argentino sobre as ilhas. 
Estabelecido o ZOLLVEREIN, união aduaneira entre os ESTADOS GERMÂNICOS (22 mar.).
1905
A partir de gestões brasileiras junto à Santa Sé, o Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Joaquim ARCOVERDE, é nomeado o PRIMEIRO CARDEAL DA AMÉRICA LATINA (11 dez.).
1935
Criada a ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA (ANL), frente de esquerda da qual faz parte o PCB de Luís Carlos Prestes (30 mar.), FECHADA PELO GOVERNO EM SEGUIDA (jul.).
1956
Governo Juscelino Kubitschek de Oliveira, tendo como ministro das Relações Exteriores o ex- chanceler e político paulista José Carlos de Macedo Soares (31 jan.). É lançado o PROGRAMA DE METAS, projetando “50 ANOS EM 5”, com desenvolvimentismo, internacionalização da economia, expansão da rede de transportes, dos setores de base e implantação de uma indústria automobilística, além da construção da nova capital federal no interior.
1977
Divergências sobre Itaipu levam ao FECHAMENTO DE FRONTEIRAS ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA (31 jul.). Mais tarde, são iniciadas formalmente conversações tripartites entre Argentina, Brasil e Paraguai a respeito do aproveitamento energético do Rio Paraná, tendo em vista a disputa causada pelos possíveis efeitos de Itaipu sobre as projetadas hidrelétricas argentinas de Corpus e Yaciretá (21 set.).
1980
Em ___, adotou-se a CONVENÇÃO SOBRE CERTAS ARMAS CONVENCIONAIS (CCAC), que proíbe ou restringe o uso de armamentos que podem ser considerados excessivamente lesivos ou que geram efeitos indiscriminados. O Brasil é parte da Convenção e de todos os CINCO PROTOCOLOS que a complementam.
1986
Resolução da Assembleia Geral ONU, proposta pelo Brasil, aprova a declaração da ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO DO ATLÂNTICO SUL (ZOPACAS), com o objetivo de implementar, no longo prazo, um sistema de cooperação horizontal que assegure o uso pacífico do mar entre os Estados ribeirinhos, segundo “a comunidade de interesses e a responsabilidade primordial de todos” para com o hidroespaço atlântico (27 out.).