Level 11 Level 13
Level 12

Datas-12


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1554
Na região litorânea paulista e fluminense, os tupinambás e outros grupos indígenas irão formar uma aliança de caciques (CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS), sob o comando de Cunhambebe e Aimberê, para lutar contra as violências cometidas pelos portugueses.
1816
Chegam ao Rio de Janeiro, chefiados pelo general CARLOS FREDERICO LECOR, 5 mil soldados portugueses que haviam lutado nas Guerras Napoleônicas (30 mar.). Denominada “Divisão de voluntários reais”, essa força será pouco depois despachada a Montevidéu para, com o auxílio de tropas do Rio Grande (marquês de Alegrete), ocupar o território oriental e desbaratar os planos federalistas de Artigas. Tem lugar a SEGUNDA INTERVENÇÃO PORTUGUESA NA BANDA ORIENTAL (jun.).
1836
Os GAÚCHOS PROCLAMAM EM PIRATINI A REPÚBLICA RIO-GRANDENSE, prometem uma Constituinte e nomeiam Bento Gonçalves como presidente (6 nov.).
1849-1853
Paulino José Soares de Souza, futuro VISCONDE DE URUGUAI, assume a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros (8 out.), em substituição a Pedro de Araújo Lima, marquês de Olinda, que era favorável à acomodação com a Argentina. Paulino, que permanecerá no cargo até ___, esboça uma “política americanista” que prevê, de um lado, medidas visando a preparação para eventual confronto com Rosas e, de outro, DEFINIÇÃO DA DOUTRINA DE LIMITES a ser seguida pelo Império para a defesa do status quo territorial: princípio do uti possidetis, não-validade do Tratado de Santo Ildefonso (só usado
1905
INCIDENTE DA PANTHER entre o Brasil e a Alemanha em decorrência da violação da soberania brasileira por oficiais daquele navio que investigavam o paradeiro de um desertor alemão em Itajaí, Santa Catarina (27 nov.). O GOVERNO ALEMÃO ACATARÁ OS PROTESTOS BRASILEIROS. No mesmo ano, oficiais do Exército brasileiro estavam sendo enviados à Alemanha para instrução e treinamento. A Alemanha já ocupava então o 2o lugar no comércio exterior do Brasil, tanto como comprador de café e outras matérias-primas, não muito abaixo dos EUA, quanto como fornecedor de manufaturas, suplantada neste caso apenas pela Grã-Bretanha.
1940
Concluído acordo entre o Brasil e os EUA para a construção de uma SIDERÚRGICA EM VOLTA REDONDA, Estado do Rio de Janeiro, com empréstimos do Eximbank, a ser controlada por uma empresa estatal brasileira, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (24 set.). A “POLÍTICA DE BARGANHAS” de Vargas negocia o alinhamento do Brasil em momento de extrema polarização política.
1947
Inaugurada no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, a Conferência Interamericana para a Manutenção da Paz e da Segurança no Continente (15 ago.). Como resultado, será assinado, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente norte-americano, Harry Truman, o TRATADO INTERAMERICANO DE ASSISTÊNCIA RECÍPROCA (TIAR), instrumento jurídico destinado a promover a defesa hemisférica contra agressões externas (2 set.).
1969
O Brasil propõe REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMISSÃO ESPECIAL DE COORDENAÇÃO LATINO-AMERICANA (CECLA), a fim de reforçar a unidade entre os países da região (23 fev.). Como resultado, será aprovado pelos chanceleres participantes da CECLA o CONSENSO DE VIÑA DEL MAR (17 maio), documento que condensa as principais reivindicações latino-americanas de cooperação e que será levado ao conhecimento do presidente norte-americano, Richard Nixon.
2005
O Governo brasileiro participou ativamente da criação da COMISSÃO DE CONSOLIDAÇÃO DA PAZ (CCP) dentro da estrutura das Nações Unidas, em ___.
2013
Recente e importante avanço no campo do controle de armas convencionais foi a adoção do TRATADO SOBRE O COMÉRCIO DE ARMAS (ATT, na sigla em inglês) pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 3 de abril de ___. O ATT obriga os Estados a adotar medidas jurídicas e administrativas que incluem listas nacionais de controle de armas convencionais, suas munições, partes e componentes. Apesar de ter assinado na ocasião, o BRASIL AINDA NÃO RATIFICOU, sendo alvo de críticas.