Level 12 Level 14
Level 13

Datas-13


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1621
Com o fim da trégua de 12 anos entre a Espanha e os Países Baixos, a rivalidade entre os dois países é transferida também para o vasto império colonial português. Os HOLANDESES CRIAM A COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS (WIC, da sigla em holandês), tendo em vista o grande interesse na cana-de-açúcar brasileira (3 jun.). Amsterdã era o maior centro financeiro da época e os bancos holandeses financiavam a produção dos engenhos no Nordeste brasileiro. Os holandeses dominavam, ainda, a refinação, o transporte e a comercialização do açúcar na Europa.
1807
A França e a Espanha assinam o TRATADO DE FONTAINEBLEAU, com vistas à invasão e partilha de Portugal e divisão de suas colônias entre os dois países (27 out.). Cerca de 28 mil soldados franceses recebem autorização para passar por território espanhol.
1839-1851
No Uruguai, o blanco Manuel ORIBE refugia-se em Buenos Aires e o colorado Fructuoso RIVERA declara guerra a Rosas (24 fev.): início da GUERRA CIVIL URUGUAIA, chamada de “GUERRA GRANDE”, que durará até ___. Os blancos tinham sua base no interior, sobretudo estancieiros envolvidos em conflitos com o Rio Grande do Sul, ao passo que os colorados, simpáticos ao Brasil, eram representados pela burguesia mercantil de Montevidéu, concorrente de Buenos Aires.
1851
A MISSÃO DUARTE DA PONTE RIBEIRO às Repúblicas do Pacífico resulta na assinatura de Convenção Especial de Comércio, Navegação e LIMITES ENTRE BRASIL E PERU (23 out.). O texto da Convenção define a linha Tabatinga-Apapóris, pela aplicação da DOUTRINA DO UTI POSSIDETIS, e inclui a concessão de direitos de navegação pelo Rio Amazonas em troca do apoio peruano contra Rosas.
1898
O presidente eleito Campos Sales realiza viagem a países da Europa e, em Londres, mantém contatos com autoridades e representantes do mundo financeiro para a renegociação dos termos da dívida e a obtenção de um funding loan, por intermédio dos ROTHSCHILDS, no valor de 10 milhões de libras. O EMPRÉSTIMO DE CONSOLIDAÇÃO, contraído sob a garantia da renda da alfândega do Rio de Janeiro, servirá para reorganizar as finanças do regime republicano, ameaçado de insolvência (15 jun.).
1935
Tentativa de tomada do poder pela ANL e o PCB, conhecida como INTENTONA COMUNISTA, fracassa e é reprimida pelo governo (27 nov.).
1958
O presidente Juscelino, em carta dirigida ao presidente Eisenhower, lança a OPERAÇÃO PAN-AMERICANA (OPA), propondo que os EUA patrocinem um programa de ajuda ao desenvolvimento econômico e combate à pobreza na América Latina, como forma de fortalecer a democracia no hemisfério (28 maio). A carta destaca a necessidade urgente de investimentos nas “áreas economicamente atrasadas do continente”, programas de assistência técnica, mecanismos “capazes de proteger os preços dos produtos de base”, e recursos de organismos financeiros internacionais.
1970
Iniciada a construção da RODOVIA TRANSAMAZÔNICA (9 out.). Os projetos militares de ocupação da Amazônia procuram fortalecer a capacidade de defesa da região com base no lema do PLANO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL (PIN): “integrar para não entregar”.
2016
No contexto dos dez anos da criação da Comissão de Consolidação da Paz (CCP), o então Secretário-Geral das Nações Unidas nomeou o "Grupo Consultivo de Peritos sobre a revisão da Arquitetura de Consolidação da Paz", para realizar abrangente REVISÃO DO TEMA DA CONSOLIDAÇÃO DA PAZ. Com base no relatório do grupo, foram adotadas as Resoluções 70/262 (___) da AGNU e 2282 (___) do CSNU, que estabeleceram novo conceito, o de “PAZ SUSTENTÁVEL OU DURADOURA” (“SUSTAINING PEACE”), reconhecido como um conjunto de atividades destinadas a prevenir o desencadeamento, a escalada, a continuação e a reincidência de conflitos
2013
Por meio da DECLARAÇÃO DE MONTEVIDÉU, os Estados-membros da ZOPACAS aprovam a criação do SANTUÁRIO DE BALEIAS DO ATLÂNTICO SUL, além de adotarem uma série de medidas destinadas a revitalizar o mecanismo e aumentar seu grau de institucionalização. No mesmo ano, realiza-se em Salvador o I Seminário sobre vigilância marítima da Zopacas.