Level 13 Level 15
Level 14

Datas-14


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1643
Criação, em Lisboa, do CONSELHO ULTRAMARINO, órgão centralizador para as relações entre Portugal e 
suas colônias, adaptado do antigo Conselho da Índia (14 jul.).
1808
Estabelecimento, no Brasil, da SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA GUERRA (11 mar.). O diplomata Rodrigo de Souza Coutinho, futuro CONDE DE LINHARES, é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros (13 mar.), EM SUBSTITUIÇÃO AO CONDE DA BARCA, Antonio de Araújo e Azevedo.
1823
Os portugueses, comandados pelo general Madeira de Melo, deixam a BAHIA, sob ataque das forças brasileiras (2 jul.), e se rendem também em São Luís do MARANHÃO depois da chegada dos navios de COCHRANE (28 jul.). No PARÁ, elementos leais aos portugueses capitulam, em Belém, diante das forças de GRENFELL (13 ago.).
1867
A missão Felipe Lopes Neto conclui o TRATADO DE LA PAZ DE AYACUCHO ENTRE BRASIL E BOLÍVIA, sobre Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição (27 mar.). O Tratado aproxima os dois países (a Bolívia possuía então saída para o mar, que interessava ao Paraguai) e estabelece a linha Madeira-Javari como base para a futura demarcação da fronteira bilateral.
1905
Seguindo a política de aproximação preconizada por Rio Branco, interpretada posteriormente como uma “aliança não escrita” com os EUA, é ELEVADA A EMBAIXADA A REPRESENTAÇÃO DO BRASIL EM WASHINGTON, a primeira entre as missões diplomáticas brasileiras, sendo designado Joaquim Nabuco como embaixador (13 jan.). Os EUA farão o mesmo no Rio de Janeiro, criando a primeira Embaixada norte-americana na América do Sul. Em artigo no Jornal do Comércio, sob o pseudônimo de J. Penn, Rio Branco dirá que a amizade com os EUA é uma “barreira invencível” às intigras e manobras de países vizinhos contra o Brasil.
1940
Em DISCURSO A BORDO DO ENCOURAÇADO MINAS GERAIS, Getúlio Vargas elogia as virtudes dos regimes fortes e critica as democracias (11 jun.). Em seguida, Vargas pronuncia novo discurso no qual reafirma a posição de NEUTRALIDADE DO BRASIL NA GUERRA (29 jun.). Ambos pronunciamentos têm grande repercussão no exterior e são recebidos com surpresa em Washington e satisfação em Berlim.
1959
Criado, a partir de RECOMENDAÇÃO DO COMITÊ DOS 21, o BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), com sede em Washington (8 abr.). O BID será responsável pela concessão de empréstimos e financiamentos a projetos de desenvolvimento e cooperação técnica na América Latina.
1973
Como resultado da OSTPOLITIK do governo Willy Brandt na RFA, o Brasil estabelece relações diplomáticas com a Alemanha Oriental (RDA) (22 out.).
2010
O Brasil tem exercido papel de liderança nas reuniões em que os Estados partes tratam de ajustes com vistas a promover maior aceitação e a consolidação do TPI – a exemplo das discussões que levaram à adoção, na CONFERÊNCIA DE REVISÃO DE CAMPALA (Uganda), das emendas relativas ao CRIME DE AGRESSÃO, que estabelecem as condições para que o TPI possa exercer sua jurisdição sobre esse crime.
1987
Por meio da DECLARAÇÃO DE VIEDMA, Brasil e Argentina avançam na cooperação para o uso pacífico da tecnologia nuclear que culminaria, em 1991, com o estabelecimento do sistema de duplo controle.