Level 16 Level 18
Level 17

Datas-17


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1530
Portugal envia ao Brasil uma expedição colonizadora chefiada por MARTIM AFONSO DE SOUZA (3 dez.). O território brasileiro é dividido pelo rei D. João III em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, a fim de que os donatários procedam à colonização das novas terras. A farta distribuição de sesmarias favorecerá o predomínio dos latifúndios como base do sistema colonial.
1820
A REVOLUÇÃO DO PORTO, de índole liberal, exige a volta de D. João VI a Portugal e a adoção de uma Constituição que limite os poderes absolutistas do monarca (24 ago.). São convocadas eleições para as Cortes Constituintes de Lisboa. Nestas, Portugal terá direito ao dobro dos delegados em relação ao Brasil.
1848
Publicação do Manifesto Comunista de Marx e Engels. Revoluções liberais na Europa. No Brasil, tem lugar a REVOLUÇÃO PRAIEIRA, em Pernambuco, a ÚLTIMA REVOLTA SÉRIA das chamadas “pátrias locais” (dez.).
1863
Expirado o prazo do ultimato lançado por Christie, NAVIOS DE GUERRA BRITÂNICOS BLOQUEIAM A BAÍA DE GUANABARA e, em demonstração de força, cinco navios mercantes brasileiros são capturados (1o-6 jan.). O Brasil paga, sob protesto, 3.200 libras pelo Prince of Wales (26 fev.), mas Christie é forçado a deixar o país. Como a Grã-Bretanha não apresentara pedido de desculpas à sua “agressão de guerra”, o ministro brasileiro Francisco Inácio de Carvalho Moreira, futuro barão de Penedo, deixa Londres e SÃO ROMPIDAS AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE O BRASIL E A GRÃ-BRETANHA (25 maio). No caso da fragata Forte, levado ao arbitramento do rei Leopoldo I da Bélgica, o laudo é favorável ao governo brasileiro (18 jun.).
1920
Estabelecida pela Liga das Nações a CORTE PERMANENTE DE JUSTIÇA INTERNACIONAL (CPJI), com sede na Haia (13 dez.). Durante as negociações a respeito da jurisdição obrigatória da Corte, RAUL FERNANDES, delegado brasileiro, havia proposto solução de compromisso, conhecida como “CLÁUSULA FACULTATIVA”, ao final incorporada ao artigo 36 do Estatuto da CPJI.
1916
Desde o início do ano, a Grã-Bretanha adota uma “LISTA NEGRA” (statutory list) de empresas inimigas com as quais ficava proibido comerciar. A medida tem impacto no Brasil, onde capitais alemães estavam vinculados a firmas exportadoras de café incluídas naquela lista. O Itamaraty protesta contra arbitrariedades cometidas na aplicação da lista por parte de cônsules britânicos no Brasil (9 ago.). Por outro lado, competindo por posições na economia brasileira, os EUA SE TORNAM O MAIOR PARCEIRO COMERCIAL DO BRASIL, superando pela primeira vez a Grã-Bretanha como principal fornecedor das importações brasileiras. A transição de poder das Ilhas Britânicas para os EUA será consolidada no período entreguerras.
1955
Criado o INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDO BRASILEIROS (ISEB), que irá desenvolver trabalhos a favor de uma política externa mais nacionalista e independente (14 jul.).
1964
O BRASIL ROMPE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM CUBA, acusada de estar acobertando “atividades de propaganda de seus agentes” em território nacional (13 maio).
1972
Assinado, em Moscou, o Tratado de Limitação de Armas Estratégicas entre EUA e URSS (26 maio). O Tratado SALT-1 reconhece na prática a paridade estratégica no tocante aos armamentos nucleares. Fim da Pax Americana e PROCESSO DE DÉTENTE entre as superpotências.
1983
O navio barão de Teffé chega ao arquipélago das Shetlands do Sul, na PRIMEIRA MISSÃO BRASILEIRA À ANTÁRTICA (5 jan.). Na Ilha Rei George, o Brasil estabelecerá uma base científica, a Estação Comandante Ferraz, e com isso será ADMITIDO COMO MEMBRO PLENO DO CONSELHO CONSULTIVO DO TRATADO DA ANTÁRTICA (12 set.).