Level 1 Level 3
Level 2

Datas-2


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1761
O TRATADO DE EL PARDO entre Portugal e Espanha anula o Tratado de Madri e deixa em suspenso as questões de limites no Brasil (12 fev.).
1811
A pretexto de resguardar a segurança de sua colônia contra a revolta antioligárquica liderada por ARTIGAS, PORTUGAL INTERVÉM NA BANDA ORIENTAL (1a) e inicia sua ocupação pelas tropas de Diogo de Sousa (jun.-jul.).
1825
Sr. CHARLES STUART é enviado por George Canning, titular do Foreign Office, em missão especial ao Rio de Janeiro, com poderes para NEGOCIAR O RECONHECIMENTO também em nome de Portugal, por onde passou a caminho do Brasil (25 mar.).
1841
RESTABELECIMENTO DO CONSELHO DE ESTADO, que havia sido abolido pelo Ato Adicional de 1834, ao qual caberá consultas, entre outras, sobre declaração de guerra, ajustes de paz e negociações com as nações estrangeiras (23 nov.).
1893
Tem início a REVOLTA DA ARMADA, insurreição contra o governo Floriano de parte da esquadra brasileira, no Rio de Janeiro, liderada pelo almirante CUSTÓDIO DE MELO, a bordo do encouraçado Aquidabã (6 set.).
1938
Tentativa fracassada de GOLPE DA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (AIB), agremiação de índole fascista liderada por Plínio Salgado, que irá exilar-se em Lisboa (10 maio).
1953
ARMISTÍCIO NA GUERRA DA COREIA cria zona desmilitarizada no paralelo 38 (27 jul.).
1969
Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai assinam, em Brasília, o TRATADO DA BACIA DO PRATA, destinado a promover a integração física da região platina por meio de programas concretos de cooperação (23 abr.).
1991
Argentina, Brasil e Chile firmam o COMPROMISSO DE MENDOZA, renunciando ao uso, produção, aquisição ou transferência de armas químicas ou biológicas (5 set.).
2003
Durante visita de Estado à Argentina, o presidente Lula assina com seu colega argentino, Néstor Kirchner, declaração intitulada CONSENSO DE BUENOS AIRES, concebida como um contraponto ao chamado “Consenso de Washington” (16 out.).