Level 2 Level 4
Level 3

Datas-3


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1801
Novo conflito peninsular (“GUERRA DAS LARANJAS”) leva à assinatura do TRATADO DE BADAJOZ entre Portugal e Espanha (6 jun.). O território das MISSÕES, que havia sido reconquistado militarmente por forças brasileiras, retorna em definitivo ao Brasil, ao passo que a Espanha mantém a vila de Olivença, na península ibérica.
1811
INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI, que declara finda a dominação espanhola no país, desligando-se também de Buenos Aires (15 maio). José Gaspar Rodríguez de Francia governará o Paraguai como “Ditador Perpétuo” até 1840.
1824
É proclamada por Pais de Andrade, em Pernambuco, a CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR (2 jul.). O movimento, separatista e republicano, simpático aos EUA, representa séria ameaça à unidade nacional e o governo imperial contrata mercenários estrangeiros para reprimir os revolucionários, entre eles novamente lorde Cochrane.
1834
O ATO ADICIONAL à Constituição de 1824 estabelece a Regência Una e extingue o Conselho de Estado, adotando medidas descentralizadoras (12 ago.).
1890
A diplomacia brasileira busca assumir uma postura “republicana” de irmandade e confraternização com os países americanos e, com esse espírito idealista, o chanceler QUINTINO BOCAIÚVA, em missão ao Prata, assina o TRATADO DE MONTEVIDÉU (25 jan.), pelo qual a Argentina e o Brasil concordam com a bipartição do território litigioso de Palmas.
1934
Assinado, no Rio de Janeiro, como resultado da mediação do Brasil, o PROTOCOLO DE AMIZADE ENTRE COLÔMBIA E PERU SOBRE A QUESTÃO DE LETÍCIA, pelo qual os dois países reafirmam a validade do Tratado Salomón-Lozano de 1922 (24 maio). A linha Tabatinga-Apapóris continua sendo a fronteira reconhecida entre Brasil e Colômbia.
1952
Após missão a Washington do general Góes Monteiro, no ano anterior, é concluído TRATADO DE ASSISTÊNCIA MILITAR entre o BRASIL e os EUA (15 mar.). A execução do Tratado, sem vinculação com as reivindicações econômicas levantadas pelo lado brasileiro, consistirá basicamente no fornecimento ao Brasil de equipamentos e materiais usados das Forças Armadas norte-americanas.
1965
Devido à crise interna na República Dominicana, os EUA enviam fuzileiros navais a Santo Domingo (28 abr.). A OEA aprova a criação de uma FORÇA INTERAMERICANA DE PAZ (FIP), cujo comando militar é entregue ao general brasileiro Hugo Panasco Alvim (24 maio). O Brasil participa da FIP com um contingente de 1.100 homens, denominado Faibrás .
1993
Assinados os ACORDOS DE OSLO relativos ao processo de paz palestino-israelense, que incluem uma declaração de princípios, o mútuo reconhecimento entre Israel e a OLP, e a criação da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA (20 ago.). Ainda em 1993, será aberta, em Brasília, representação da Delegação Especial Palestina no Brasil (9 dez.).
1999
Criado o G-20 FINANCEIRO, foro ampliado de diálogo informal entre ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais de países do G-7 e de países em desenvolvimento selecionados para discussão de temas ligados à estabilidade financeira internacional (25 set.).