Level 3 Level 5
Level 4

Datas-4


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1710
GUERRA DOS MASCATES, em Pernambuco, entre comerciantes do Recife e senhores de engenho de Olinda.
1809
D. João ordena a OCUPAÇÃO DE CAIENA por forças expedicionárias brasileiras, com apoio britânico, como represália contra a invasão de Portugal pela França (12 jan.). O território será mantido até 1817 sob a administração do desembargador João Severiano Maciel da Costa, futuro MARQUÊS DE QUELUZ, que ali irá desenvolver o comércio e a agricultura, importar gado de Marajó e organizar os serviços alfandegários.
1826
BLOQUEIO DO RIO DA PRATA por forças navais brasileiras (fev.). A ação prejudica o comércio na região platina e irá resultar em reclamações de outros países (EUA, França). A Grã-Bretanha, a partir de solicitação argentina, passa a atuar em prol da mediação do conflito, sugerindo a cessão da Banda Oriental e sua independência.
1837
Revolta da SABINADA, na Bahia, contra o governo central do Rio de Janeiro (7 nov.). Os conservadores partidários do REGRESSO defendem maior centralização política para controlar as inquietações nas províncias.
1895
ARBITRAGEM EM WASHINGTON SOBRE A QUESTÃO DE PALMAS (território das Missões) entre a Argentina e o Brasil, cujos interesses serão defendidos respectivamente por Estanislao Zeballos e por José Maria da Silva Paranhos Júnior, barão do Rio Branco, em substituição ao falecido barão Aguiar de Andrada. O laudo arbitral do presidente dos EUA, Grover Cleveland, dá ganho de causa ao Brasil (5 fev.).
1937
Um plano forjado de tomada do poder pelos comunistas (“PLANO COHEN”) serve de pretexto para o GOLPE DO ESTADO NOVO (10 nov.). Getúlio Vargas fecha o Congresso e instaura um populismo autoritário e centralizador, inspirado no corporativismo italiano. É outorgada a CONSTITUIÇÃO “POLACA”, elaborada pelo jurista Francisco Campos.
1954
A proposta argentina de um NOVO PACTO ABC não avança, pois Vargas encontra-se pressionado pela oposição (abr.), que o identifica com o regime peronista e o acusa de pretender estabelecer no Brasil uma “república sindicalista” (suspeitas de uma “aliança secreta” entre Vargas e Perón, por afinidade ideológica e mútua simpatia).
1968
O AI-5 fecha o Congresso, suspende a Constituição e institucionaliza o regime de exceção (13 dez.). Aumenta a repressão política.
1995
CONFLITO ENTRE PERU E EQUADOR por uma área de fronteira no Vale do Cenepa (jan.). Como coordenador dos países-garantes do Protocolo de 1942, o Brasil patrocina a DECLARAÇÃO DE PAZ DO ITAMARATY, assinada em Brasília, com vistas a uma solução pacífica do conflito (19 fev.). Um general brasileiro chefiará a Missão de Observadores Militares no Equador e Peru (MOMEP).
2004
No Rio de Janeiro, os presidentes Lula e Kirchner assinam a ATA DE COPACABANA, que estabelece um intercâmbio mais estreito entre diplomatas, Embaixadas e Consulados do Brasil e da Argentina (16 mar.). No mesmo ano, restrições argentinas à importação de produtos eletrodomésticos brasileiros serão chamadas de “a guerra das geladeiras”.