Level 4 Level 6
Level 5

Datas-5


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1703
O TRATADO DE METHUEN estabelece, em caráter perpétuo, a compra por Portugal de tecidos ingleses em troca da venda de vinhos portugueses para a Inglaterra a taxas de importação mais baixas (27 dez.).
1815
Por recomendação de Charles Maurice de Talleyrand, representante francês no Congresso de Viena, D. João concorda com a ELEVAÇÃO DO BRASIL À CATEGORIA DE REINO UNIDO a Portugal e Algarves (16 dez.). Em termos jurídicos, o Brasil deixa de ser colônia.
1827
Na Guerra Cisplatina, a despeito do bloqueio naval brasileiro, argentinos e orientais gozam de superioridade em terra e o Brasil sofre derrota na BATALHA DE PASSO DO ROSÁRIO (ou Ituzaingó para os argentinos) (20 fev.).
1843
Enfrentando a Revolução Farroupilha, e tentando evitar a anexação do Uruguai uma vez Oribe no poder, o Império brasileiro assina um TRATADO DE ALIANÇA OFENSIVA E DEFENSIVA com a Confederação Argentina, por ocasião da missão do general argentino Tomás Guido ao Rio de Janeiro (24 mar.). O acordo, porém, não será aceito por Juan Manuel de Rosas e a tentativa de conciliação Brasil-Argentina não irá prosperar.
1895
Ao tomar conhecimento da OCUPAÇÃO BRITÂNICA DA ILHA DE TRINDADE, o Brasil protesta contra aquele ato (22 jul.), mas o secretário do Foreign Office, lorde Salisbury, alega que a ilha estava “abandonada” (res nullius) e que serviria para a amarração de um cabo telegráfico. O ministro brasileiro em Londres, João Artur de Sousa Correia, recebe instruções para reclamar a desocupação da ilha, sem condições.
1939
FIM DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA, com a vitória do general Franco (28 mar.).
1956
Ao ensejo da revisão da dívida da Argentina, é realizada a PRIMEIRA REUNIÃO DO CLUBE DE PARIS, grupo informal de coordenação de países credores para o tratamento da dívida contraída oficialmente entre Estados (16 maio).
1972
O Brasil e os EUA assinam acordo (12 set.) para a construção, pela companhia norte-americana Westinghouse, de uma USINA NUCLEAR DE ANGRA dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, futura Angra I, SEM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA para o país (operação de venda pelo sistema turn-key). No mesmo ano, começa a ser executado o I Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).
1997
Tem início, na Tailândia, a CRISE FINANCEIRA ASIÁTICA, que se estende inicialmente ao Sudeste da Ásia, atingindo sobretudo Filipinas, Indonésia e Malásia (2 jul.). Na seqüência, ataque especulativo ao dólar de Hong Kong provoca queda nas Bolsas em todo o mundo (27 out.). O Brasil adota medidas para evitar a desvalorização do real. A Coréia do Sul irá recorrer ao FMI (dez.).
2005
Realizada, em Brasília, a I CÚPULA AMÉRICA DO SUL-PAÍSES ÁRABES (ASPA) (10-11 maio). É adotada a Declaração de Brasília e assinado acordo de cooperação econômica entre Mercosul e Conselho de Cooperação do Golfo. Será organizado, em São Paulo, encontro empresarial Brasil-Países Árabes. O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, faz visita bilateral ao Brasil (12 maio).