Level 5 Level 7
Level 6

Datas-6


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1687
Estimulados pelos espanhóis, padres jesuítas fundam, no Rio Grande do Sul, os SETE POVOS DAS MISSÕES e a Vacaria dos Pinhais.
1817
A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, de índole republicana, instala um governo provisório (8 mar.), que envia Antônio Gonçalves da Cruz CABUGÁ à Filadélfia a fim de obter o reconhecimento dos EUA. O governo norte-americano era simpático ao movimento, mas este é sufocado pelas forças portuguesas (20 maio).
1829
Juan Manuel de ROSAS TORNA-SE GOVERNADOR da província de Buenos Aires, com poderes extraordinários (8 dez.). Em meio às disputas entre unitários e federais, Rosas procurará compatibilizar o predomínio portenho com a autonomia das províncias. As políticas rosistas serão percebidas na região como uma tentativa de reconstituir o Vice-Reinado do Prata, que existiu por 34 anos (entre 1776 e 1810).
1850
MISSÃO BELLEGARDE. como resultado das negociações conduzidas em Assunção por Pedro de Alcântara Bellegarde, enviado especial do Império, é assinado Tratado de Aliança entre o Brasil e o Paraguai (25 dez.). A iniciativa brasileira se dá quando já era considerada inevitável a guerra contra Rosas.
1910
REVOLTA DA CHIBATA. Marinheiros controlam navios na Baía da Guanabara, incluindo os encouraçados Minas Gerais e São Paulo, de fabricação britânica, recém-entregues ao Brasil (22-25 nov.).
1941
Assinado, em Washington, acordo entre o Brasil e os EUA para o fornecimento recíproco de materiais militares e informações sobre defesa (1° out.). A compra de armas norte-americanas será feita pelo Lend & Lease, o PROGRAMA DE EMPRÉSTIMO E ARRENDAMENTO. Até o final da guerra, o Brasil receberá cerca de US$ 360 milhões em equipamento militar, 73% do total enviado à América Latina.
1959
Como resultado da OPERAÇÃO BRASIL-ÁSIA e da MISSÃO HUGO GOUTHIER àquele continente (abr.), o Brasil estabelece relações diplomáticas com o Vietnam do Sul (4 maio), Tailândia (16 maio), Federação da Malásia (11 ago.), Coréia do Sul (31 out.) e, no ano seguinte, com o Ceilão, atual Sri Lanka. Ainda em 1959, o presidente da Indonésia, SUKARNO, REALIZA VISITA OFICIAL AO BRASIL, a primeira de um chefe de Estado asiático ao país (maio).
1974
O BRASIL RECONHECE A RPC e estabelece relações diplomáticas com Pequim (15 ago.). Em conseqüência da adesão do Brasil ao princípio de “uma só China”, são suspensas as relações diplomáticas com Taiwan e estabelecidas, em seu lugar, relações puramente comerciais (16 set.).
1999
Em encontro na fronteira Corumbá-Puerto Suárez, os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Hugo Banzer inauguram o primeiro trecho do GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL (GASBOL) (9 fev.). Há décadas objeto de entendimentos bilaterais para sua construção, o gasoduto é o maior projeto de integração energética da América do Sul e suprirá o Brasil de gás natural boliviano através de um sistema interligado de ductos com 3.150 km de extensão.
2008
Em reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas, em Brasília, os presidentes assinam o TRATADO CONSTITUTIVO DA UNASUL, que confere personalidade jurídica internacional à União, estabelece um Conselho de Chefes de Estado e de Governo, um Conselho de Ministros das Relações Exteriores, um Conselho de Delegados e uma Secretaria Permanente (23 maio). O Tratado entrará em vigor após ser ratificado por pelo menos nove dos países signatários.