Level 7 Level 9
Level 8

Datas-8


10 words 0 ignored

Ready to learn       Ready to review

Ignore words

Check the boxes below to ignore/unignore words, then click save at the bottom. Ignored words will never appear in any learning session.

All None

Ignore?
1765
invenção da MÁQUINA A VAPOR por James Watt acelera o processo de REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA, em grande medida financiado pelo ouro do Brasil que para lá seguia, via Portugal, a título de pagamentos de empréstimos e importações de produtos britânicos ou como contrabando.
1808
Desembarque de FORÇAS BRITÂNICAS EM PORTUGAL (1° ago.). A GUERRA PENINSULAR contra a ocupação francesa irá perdurar até 1814.
1828
Promulgada a TARIFA BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELLOS, que reduz os direitos alfandegários de quaisquer produtos à taxa de 15% para todos os países, independentemente de tratado bilateral (24 set.). A medida anula na prática os privilégios aduaneiros renovados com a Grã-Bretanha no ano anterior.
1844
Aprovada a TARIFA ALVES BRANCO (ministro da Fazenda), de natureza protecionista, que eleva as taxas alfandegárias sobre as importações de 15% a 30%, para a maioria dos produtos, e até 60% para os produtos com similar nacional (12 ago.). Como o principal objetivo era aumentar a receita fiscal do Tesouro, a nova tarifa apenas subsidiariamente beneficiava a indústria nacional.
1901
ARRENDAMENTO DO ACRE pela Bolívia ao Bolivian Syndicate, consórcio anglo-americano com sede em Nova York (11 jul.). A chamada “concessão Aramayo”, válida por 30 anos, oferece vantagens ao Bolivian Syndicate típicas das companhias privilegiadas (chartered companies) que existiam na África.
1933
A VII Conferência Internacional Americana, em Montevidéu, aprova a CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS E DEVERES DO ESTADO, que incorpora, com a aquiescência dos EUA, o PRINCÍPIO DA NÃO-INTERVENÇÃO nos assuntos internos dos outros países (26 dez.). Durante a Conferência, o BRASIL ANUNCIA ADESÃO AO PACTO BRIAND-KELLOGG de Renúncia à Guerra, atendendo aos pedidos norte-americanos.
1947
Com o apoio de OSWALDO ARANHA, presidente da II Assembléia Geral, a ONU aprova PLANO PARA A DIVISÃO DA PALESTINA, prevendo a criação de um Estado judeu e um Estado palestino, além de um status especial para JERUSALÉM (29 nov.).
1975
O chanceler Azeredo da Silveira assina, em Bonn, o ACORDO NUCLEAR ENTRE O BRASIL E A REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA sobre cooperação para o uso pacífico daquela forma de energia, o qual prevê a instalação no Brasil, até 1990, de oito usinas nucleares com reatores a água pressurizada de 1.300 MW (27 jun.). A execução do programa completo, incluindo enriquecimento de urânio através do processo de jato centrífugo (jet nozzle), fica a cargo de CONSÓRCIO formado pela NUCLEBRÁS e por subsidiária da SIEMENS. Os EUA exercerão forte pressão contrária ao Acordo.
1985
Inaugurada a Ponte Tancredo Neves, ligando as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina (29 nov.). Os presidentes José SARNEY e Raúl ALFONSÍN firmam, ainda, a DECLARAÇÃO DE IGUAÇU sobre cooperação pacífica no campo da energia nuclear, em ato que dá início a vigoroso processo de aproximação entre o Brasil e a Argentina (30 nov.).
1989
PLANO BRADY, proposto pelo secretário do Tesouro norte-americano, para solucionar o problema da dívida externa dos países em desenvolvimento mediante a redução do serviço da dívida, associada a reformas estruturais nos países devedores (10 mar.).